quarta-feira, 9 de julho de 2008

A lição, o tpc , o excel e a luz da Lua

Acredito que todos os dias se aprende. Basta para tal que não nos abstenhamos de sentir e de pensar. Acredito que independentemente dos nossos estados de alma, de estarmos felizes e "de bem" com a Vida, ou de estarmos "em guerra" com os Deuses e seus desígnios, cada dia que passa é uma lição para exercitar no dia seguinte, que cada dia que começa é o "tpc" do dia anterior. E hoje não foi excepção. O dia de hoje proporcionou-me mais uma lição, com variados professores - que nesta escola não há professores titulares nem substitutos - e eu, tal como um bom aluno mas que se distrai com facilidade, tento agora no final da aula lembrar-me de tudo o que aprendi de forma a poder fazer o "tpc" e preparar-me para acolher outros ensinamentos amanhã.
Hoje ocupei parte do meu dia a elaborar mapas de excel com comparativos de produção de vários anos, analisar desvios, perspectivar correcções. Depois dos mapas feitos tive que encontrar uma forma, um discurso, um método de "embrulhar" as conclusões da análise dos números expostos em mapa para remeter a um "ser" superior e que nada me tinha pedido. Tive então também que arranjar uma forma de fazer com que o discurso parecesse normal, atendendo que ninguém tinha solicitado o trabalho com que ocupei o dia.
Ao fim da tarde, um bom amigo - tem lá as suas coisas - mas é um bom amigo, numa daquelas conversas banais de "estou aqui a fazer isto e depois vou fazer aquilo" às quais respondemos com a conversa do "pois tu aí e eu aqui a ter que fazer mapas de excel que ninguém pediu", disse-me em tom sarcástico " cada um escolhe a vida que quer", ao que respondi à pressa - há momentos em que as respostas nos saem mais rápido do que a capacidade de as pensar - "cada um escolhe a vida que pode".
A parte restante do dia ocupei-a como faço todos os outros dias. A tentar dar ânimo e consciência de vontade ou necessidade, por outras palavras, a ser um "chato do caraças" para com um outro ser superior, mas este tão superior que me ilumina. A preocupar-me com o seu bem estar, com o seu estado de alma, com o seu brilho de olhar.
Agora que revi a lição, amanhã os meus "tpc's" vão ser os melhores da classe. Gostei do que aprendi hoje.
Os trabalhos em que nos empenhamos sem que ninguém nos peça, aquilo que fazemos por convicção e de coração, afinal mais não fazem do que retirar o sarcasmo e dar todo o sentido a certas coisas que nos dizem. Afinal, a dias de hoje, o que escolhi é mesmo o que quero. E não me interessa o que mais podia escolher. Em suma, a lição de hoje é que mesmo que pareça uma perda de tempo, ele há coisas que valem todo o tempo do mundo. Como Tu.

E amanhã lá estarei eu, todo sorridente, preparado para mais uma lição. Fiquem bem, à luz da Lua.

Sem comentários: